quarta-feira, 4 de maio de 2016

A nova vizinha do Timmy e a Flanderização

Padrinhos Mágicos. Esse porra já tem 15 anos de exibição e ta ai, firme e forte. Claro, não teria chegado a esse patamar sem antes se revitalizar com o passar dos anos (um exemplo seria a chegada do bebê Puff).
Mas sinceramente...já deu. Já deu há milênios. Esse desenho sofre de um mal que já assolou muitos outros cartoons de situação e Sticoms: a flanderização. Para saber mais sobre esse termo,clique aqui, mas em linhas gerais,é quando um personagem acaba perdendo traços de sua personalidade original para dar ênfase a uma característica cômica,ou ter sua personalidade totalmente distorcida em cima de um traço da personalidade. O exemplo que dá nome ao termo é o Ned Flanders,d'Os Simpons.


O clássico vizinho evangélico da família Simpson foi um dos personagens que mais sofreram com esse tumor. Antes ele era apenas um bom vizinho,que por acaso também era evangélico. O que aconteceu? O fator "crente" acabou se alastrando demais com o passar com o tempo,tornando isso um fator base de sua personalidade, enquanto o resto foi tudo pro caralho. Agora ele é um crente retardado que fica pensando o dia inteiro se os filhos dele tão batendo punheta pra não irem pro Inferno. O maior exemplo de flanderização,porém, é Bob Esponja.

Esse dói só de falar. Nesse caso o tumor já se alastrou por todo o corpo. Bob Esponja é um exemplo de flanderização em que uma característica do personagem é distorcida. Seu Sirigueijo, que antes era apenas um chefe rigoroso,agora é um ninfomaníaco com fetishe de dinheiro, a ponto de vender a alma do Bob Esponja por 30 centavos em um episódio. O Patrick sempre foi idiota. Mas ele tinha sua dose de sanidade. Mas atualmente ele é ridiculamente burro. Digo,burro pra caralho. Tão burro que já nem vejo graça naquele gordo cor-de-rosa. Em um episódio,Bob Esponja e o Lula Molusco vão para um concerto do Dream Theather ou sei lá o que,e eles tinham crachás VIPs. Então o intelectualmente retardado do Patrick chega comendo nachos. Quando os nachos acabam,o filho de um puta simplesmente come os crachás por motivos de: FODA-SE. Agora o pior dos casos: o Lula Molusco. 
Escrevo isso com lágrimas nos olhos,porque o caso dele dá pena. Patrick e o Bob Esponja (outro que ficou lobotomizado com a flanderização) sempre fuderam com a vida do luloso,mas antes,muitas da vezes em que ele se fudia,era por culpa dele por ser muito estressado e anti-pático.Agora,nem isso.Por algum motivo as crianças adoram ver o Lula Molusco se fudendo cronicamente,como partir a coluna no meio,ver a mãe dele pegar fogo,ter os testículos removidos,coisas do tipo. O Lula Molusco faz absolutamente NADA e se fode num nível sobre-humano.E sempre é culpa do casal de débis mentais. Eles que fazem a bosta e no final todo mundo culpa ele. Se aqueles dois cometessem um genocídio,eles sairiam de cena e o Lula iria entrar na cena bem na hora que o pessoal pergunta "quem fez isso?".Todo mundo iria achar que foi ele e ai chega o Mossad e mete a porrada nele até ele virar judeu. E as vezes nem isso. Ele as vezes se fode apenas por se fuder. Nesse mesmo episódio do show,ele e o Bob entram nos bastidores pela porta dos fundos.Ai eles encontram o ídolo do Lula Molusco e ele fica todo feliz e se amostra com um solo de clarineta.Não dá certo e o cara expulsa eles.Mas antes,o Bob faz um solo de Ukulele e ele fica maravilhado,e chama o Bob pra apresentar o show com ele.Fazem mó sucesso. Mas e o Lula Molusco? TOMA NO MEIO DO CU,É CLARO. O cara é praticamente humilhado, e os fedelho tudo rindo da cara do filho da puta,como sempre.
Agora que esse parêntese sobre Flanderização já foi esclarecido,voltemos aos Padrinhos Mágicos.
No começo do desenho,eram apenas o Timmy e seus dois padrinhos,Cosmo e Wanda.Depois de várias temporadas,os dois tiveram um filho,o bebê Puff (interessante lembrar que são as fadas homens que dão a luz). Depois,foi introduzido o cachorro-fada, Sparky. Bom,nessa altura o programa já cheirava a cadáver,mas eles insistiram em continuar,pois estava dando bastante audiência. Ai ano passado (porém só agora chegou ao Brasil) eles me vem com ISSO: 
PUTA. QUE. FUCKING. PARIU.
Primeiro de tudo,vocês devem ter reparado que o Timmy está com uma voz de piroca aidética. Para quem ta meio desatualizado,o dublador do Timmy mudou há uns dois anos atrás e agora é o dublador Luiz Sérgio Vieira (o dublador do Tai de Digimon). Mas pra quem não sabe,no original o Timmy sempre teve essa voz de quem ta com cacto no cu,mas sempre botavam alguém com voz normal na dublagem brasileira. Agora a dublagem está semelhante à americana,mas causou desconforto com o antigo público do Brasil.
Agora, vamos focar nessa indivídua. A abertura é auto-explicativa: o Mundo das Fadas está com baixa demanda de fadas (claro,fazia milênios que não nascia uma fada nova) então fizeram uma gambiarra e fizeram o Timmy ter que dividir os seus padrinhos. O filho da puta tem TRÊS padrinhos e um cachorro-fada e TÁ RECLAMANDO EM DIVIDIR?
Eu fico pensando em como a vida dessa mina deve ser merda ao ponto dela merece um padrinho mágico. A vida do Timmy era praticamente um Holocausto todo dia. Os pais dele sentem afeto zero por ele,estão sempre ausentes (pelo menos no começo da série) e sempre deixam ele com a babá Vicky, uma redneck filha de um ex-comandante da Gestapo que ama torturar o Timmy. Até que ele recebeu seus padrinhos mágicos! EEEEEEEEEEEEBAAAAAAA!!!
Com o passar da série,os dois padrinhos,Cosmo e Wanda,acabam sentido afeto pelo pivete,e o filho natural deles é ate´considerado um "irmão" do Timmy. Mas agora com essa nova afilhada, esse amor será partilhado. Verá com o passar da temporada (se você for corno ao ponto de assistir) que eles também vão criando afeto com a garota, e esse amor imaculável se mostrará não tão imaculável assim. Assim como eles tinham o mesmo com o Professor Crocker quando criança (pra quem não lembra,Cosmo e Wanda eram os padrinhos do Crocker). Isso é para mostrar como o "amor" é conveniente. Agora me recordo de Hamlet, em um diálogo entre Ofélia e Laertes sobre o interesse amoroso do príncipe Hamlet com ela (Ofélia). Laertes a adverte sobre esse tal amor,que não passaria de conveniência das circunstâncias,pois como príncipe ele não poderia se enamorar com qualquer pessoa,como uma pessoa comum pode. Seu horizonte de possibilidades se limita à vontade e ao bem-estar do Estado Dinamarquês. Segunde ele,Hamlet seria preso ao próprio nascimento. E se notar bem, essa linha de raciocínio se encaixa para qualquer pessoa, pois nenhum de nós tem nenhum controle de que onde,de que lugar do mundo nascemos. Se você fosse realmente livre para escolher quem quiser para "amar", poderia escolher qualquer pessoa existente da Terra. QUALQUER UMA. Mas você pode? Você pode procurar e vasculhar cada uma das 7 bilhões de pessoas do planeta Terra para finalmente achar a pessoa certa? Ai que tá. Não somos limitados apenas por motivos sociais,políticos e éticos,somos também limitados pelo espaço ao nosso redor. Talvez a pessoa verdadeiramente certa para você more na Austrália,mas você vai namorar é com a fulana que mora há 5 quadras de você, aquela menina da sua sala que tu tanto flerta. Como é limitado o conceito de amor.
E com os padrinhos,é pior. O amor deles pode ser chamado de verdadeiro? Talvez. Mas um dia, Timmy passará da idade de ter Padrinhos Mágicos e os perderá,além de todas as memórias sobre fadas. Todos as memórias felizes se perdem a esmo na imensidão do escuro. Além do fato do afilhado poder morrer e as fadas,não. O fardo do imortal.


Falando sobre a idade do Timmy,acho que devo retirar o que eu disse.
Mas esse filme é conteúdo para outro post....

MAS NÃO É ISSO QUE EU QUERIA FALAR!

Quem presta o mínimo de atenção nesse desenho, que de vez em quando passa pelo canal da Nick e vê pelo menos 2 segundos de um episódio, notou que estão chutando cachorro morto. Vamos citar agora a flanderização de Cosmo e Wanda: No começo,Wanda sempre foi mais esperta que Cosmo,que sempre foi meio burro, Nem burro. O termo mais correto seria desinformado. Mas a distância intelectual dos dois não era tão absurda quanto agora. Wanda, que era apenas minimamente mais comportada e organizada, virou uma paranóica por organização,sempre fazendo tudo com uma precisão sub-atômica, enquanto o Cosmo ficou um perfeito autista. Mesma coisa com a versão das Anti-Fadas deles. A Anti-Wanda parece uma craqueira que se prostitui por 5 conto pra fumar pedra (por isso o bebê dela é quadrado. BA DUM TSS). Enquanto o Anti-Cosmo é praticamente o Lex Luthor. Falando na cria, o Poof seria a representação da pureza,o extremo oposto de sua contra-parte, Foop. Puta que merda, a criatura já nasce de Van Dyke. Puta. Merda.
A sua primeira aparição foi num especial de dois episódios, quando ele nasce e parte para dominar as dimensões alá Darkseid. Mas para isso, por motivos os quais não me recordo, ele tinha (ou só queria mesmo) matar o Poof. E a batalha final foi ABRE ASPAS intensa FECHA ASPAS. No final, Foop toma no cu bonito. Ai vem a Flanderização: o pessoal gostou tanto dele se fudendo que todos os outros episódios em que ele apareceu, ele se fode por nada (igual o Lula Molusco), como por exemplo um episódio em que ele e o Poof vão pra escolinha. Timmy foi o personagem que menos mudou, pois a característica que seria exaltada dele sempre esteve discriminada desde o começo: os dentes do tamanho de pranchas. Então,além disso,não há nada exagerado nele. Só o fato dele ter um talento inacreditável de fazer pedido idiota.Mas isso já é outra história....
Mas e essa garota nova? Como ela é? Não faço ideia,não vi nenhum episódio com ela ainda,nem como irá se conduzir essa nova temporada e as outras.O fato é que a flanderização vai continuar firme e forte,para o desenho "prosperar".
A flanderização nesse tipo de narrativa é quase inevitável se ela se propagar por muito tempo,pois são comédias de situação,se for para explorar cada detalhe de cada personagem,tornará-se muito massante e sem humor. O problema,meus amigos,é que a flanderização exacerbada acaba sendo até pior do que se não tivesse (Bob Esponja,para mim,já morreu há muito tempo)
E por hoje é só.Quando eu achar outro assunto para comentar aqui,retornarei como uma Fênix
(???????)

Jesus,que porra é essa

segunda-feira, 2 de maio de 2016

Capitão Skykaiser se apresentando

Aqui começa mais um de meus incontáveis blogs que já tive. Sobre o que ele vai abordar? Qualquer coisa que eu julgar interessante para postar



Bem,então é isso.Até o primeiro post....oficial.